Administração da oficina: aumente os lucros em 7 passos

Você quer otimizar a administração da oficina com ações simples?

A boa administração da oficina é essencial para o sucesso do seu negócio. Aprenda a otimizar seus processos com 7 passos fáceis.

O principal desafio de qualquer negócio é ampliar sua rentabilidade. Mas de que forma um empreendimento como a oficina automotiva pode aumentar os lucros?

Diversas práticas são indicadas para se chegar neste objetivo. É necessário combinar estratégias para alcançar os melhores resultados possíveis. A administração da oficina, no entanto, não precisa ser uma tarefa super complexa.

Conhecer os pontos mais importantes da administração da oficina ajuda muito na hora de  planejar e solucionar problemas. Por isso, separei algumas dicas de administração da oficina para que você aumente os lucros. Em apenas 7 passos simples, é possível implementar melhorias que certamente irão te surpreender.

É só continuar lendo para conferir:

1 – Controle suas finanças

Monitorar seus gastos de perto é essencial para a administração da oficina.

Para conseguir fazer projeções e reduzir custos, o primeiro passo é sempre monitorar os gastos. O básico para se ter um controle econômico do seu negócio é saber o quanto se gasta nele. Por isso, mantenha atualizadas as planilhas do fluxo de caixa e dos gastos mensais. O ideal é acompanhar diariamente a entrada e saída de dinheiro da loja.

Evite deixar esses registros em papel. Quando os cálculos são feitos à mão, é mais fácil cometer erros. Os dados também precisam ser claros e fáceis de consultar. Dessa forma, é mais fácil identificar custos excessivos e fazer projeções.

Então, use pelo menos planilhas digitais para organizar os gastos. Dependendo do tamanho da sua oficina, pode ser interessante investir em um software específico de gestão.

Acompanhando os custos fixos

É imprescindível que você tenha total conhecimento dos custos fixos. O monitoramento torna possível a projeção do faturamento e cálculo do preço de serviço necessário para lucrar.

Os custos fixos do negócio são aqueles que não variam ou variam pouco de mês para mês. Por exemplo, o salário dos funcionários, contas de água e luz, aluguel da loja, entre outros.

Veja a seguir uma planilha de exemplo:

A partir do momento que você tem definido o total em custos fixos, ficará mais fácil saber quanto você precisa para lucrar, Assim, é possível definir metas de atendimentos e o valor que deverá ser cobrado por cada serviço.

Evitando custos extras com contratação

Muitos empresários não dedicam a atenção devida para esse tipo de custo. Na administração de oficinas, é muito comum a alta rotatividade de funcionários. É preciso cuidar da gestão de pessoas para evitar ao máximo esse padrão na sua loja.

Processos seletivos demandam muito dinheiro e tempo. Assim como processos de treinamento, ambientação e mesmo de demissão. Garantir que você está contratando funcionários que se adaptem bem ao cargo e motivar sua equipe é essencial para uma boa administração da oficina.

Outro ponto é garantir que as condições de trabalho sejam adequadas. Muitos empresários sofrem com gastos provenientes de ações trabalhistas movidas por ex-colaboradores.

2 – Ofereça uma boa experiência ao cliente

Os clientes do segmento automotivo estão cada vez mais exigentes.

Muito da percepção que o cliente cria sobre seu negócio é decorrente da experiência que ele tem ao realizar uma compra ou contratar um serviço.

Por conta disso é extremamente importante que o cliente encontre um ambiente limpo e organizado na sua oficina. Mantenha sempre os banheiros higienizados e o local de trabalho bem arrumado.

Outro fator importantíssimo é o atendimento respeitoso por parte dos funcionários. Oriente sua equipe para melhorar a experiência dos clientes. Além disso, uma sala de espera agradável com televisão, wifi, oferta de café e água podem fazer toda a diferença.

Quando você se preocupa com esses detalhes, o cliente sai satisfeito de sua oficina. Clientes felizes se tornam clientes fiéis. Além de garantir uma receita mensal com os clientes regulares, é muito provável que eles indiquem sua loja para pessoas próximas.

3 – Aumente a vida útil das ferramentas

Cuidar das suas ferramentas de trabalho é essencial para uma boa administração da oficina.

Uma boa técnica de administração da oficina é cuidar bem do seu patrimônio. Isso ajuda a minimizar os gastos com novas ferramentas e máquinas utilizadas.

No caso das máquinas, mantenha a manutenção sempre em dia. Todas as peças e ferramentas usadas devem ser limpas ao final do expediente. Além disso, escolha um lugar específico para guardar o que é utilizado pela equipe.

Isso aumentará a vida útil do material utilizado na oficina e reduzirá os gastos com compra de novas ferramentas.

4 – Crie ações digitais

A internet pode ser uma ótima aliada na divulgação e administração da oficina.

Marcar presença na internet, atualmente, é fundamental. É necessário que clientes em potencial possam encontrar informações completas para os seus serviços ao procurar oficinas no Google.

Não deixe de criar um site mostrando os serviços da oficina. Além disso, é preciso montar uma fan page no Facebook, Instagram e outras redes. As redes sociais oferecem um canal direto de comunicação com a sua clientela.

Outra estratégia válida é criar um cadastro dos clientes e registrar num banco de dados as revisões futuras que esse cliente terá que fazer.

Assim, quando essas datas começarem a se aproximar, envie um lembrete por e-mail, telefone ou sms, alertando sobre o prazo de troca e chamando-os até a oficina. Confira um exemplo de roteiro que você pode usar para esse tipo de comunicação:

“Olá Paulo, verificamos que sua troca de óleo está próxima. Responda essa mensagem para agendarmos um horário aqui na Oficina. Obrigado.”

5 – Realize campanhas e promoções

As promoções atraem clientes e ajudam na fidelização dos que já conhecem a loja.

Atrair novos clientes com campanhas promocionais ou ofertar preços especiais para aqueles que já são clientes é um ótimo jeito de obter sucesso.

Procure trabalhar com descontos e pacotes. Aproveite momentos como a inspeção veicular, por exemplo, que precisa ser realizada todos os anos.

Vale a pena atender esses clientes que não querem ser reprovados e preferem gastar antes numa revisão em vez de ter que remarcar a inspeção.

Identificar essas oportunidades e atendê-las trará uma parcela de novos clientes ao seu negócio.

6 – Ofereça mais serviços

Na administração da oficina, expandir os serviços que você oferece é fundamental para crescer.

Hoje em dia as responsabilidades são muitas, então o tempo para fazer as coisas também é menor. As pessoas demandam praticidade e querem resolver seus problemas rapidamente.

A melhor forma de solucionar isso na administração da oficina automotiva é disponibilizar uma ampla gama de serviços.

7 – Reforce sua marca

Criar uma identidade de marca é essencial na administração da oficina.

É importante que as pessoas saibam onde realizam os serviços de seu veículo. Uma marca forte gera confiança para o cliente e o faz voltar em outras oportunidades.

Por isso, defina e reforce sua marca!

Divulgue sua oficina entre os clientes, na internet, nichos de mercado, distribuidores e entre todos aqueles que se interessam pelo assunto manutenção automotiva.

Uma marca reconhecida cria autoridade para sua oficina no mercado. Você vai atrair novos clientes que sabem que podem confiar nos serviços, devido a essa reputação.

Siga esses passos e obtenha resultados!

Fazer uma boa administração da oficina não precisa ser uma tarefa complicada. Seguindo esses 7 passos simples, você certamente notará uma melhora incrível.

Monitorando sua oficina, você garante que pode se planejar para continuar crescendo. O planejamento, aliado a construção da marca e uma boa experiência para os clientes, traz para sua loja todos os diferenciais necessários para se destacar.

Coloque em prática essas dicas de administração da oficina e confira os resultados positivos que elas irão trazer. Os clientes sairão mais satisfeitos de seu estabelecimento, você aumentará as chances de fidelização. Essas ações impactam diretamente o faturamento.

Fonte: https://blog.texaco.com.br/

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